Extintores de incêndio e a Segurança no Trabalho

Extintores de incêndio e a Segurança no Trabalho

O extintor de incêndio é um dos equipamentos mais importantes e essenciais em um comércio, indústria, instituições públicas ou privadas. Quando um incêndio – principalmente se for de pequenas proporções – tem início, é possível com a utilização do extintor que as chamas cessem. Mas caso um extintor não tenha sido vistoriado recentemente e não esteja com a carga completa, a ação de combate ao fogo pode não ter sucesso e as consequências podem ser piores.

Sendo assim, é de extrema importância que estes equipamentos sejam submetidos à recarga à manutenção.

Os extintores de incêndio que funcionam a base de água, pó químico ou dióxido de carbono devem ser submetidos à manutenção anualmente.

É previsto em lei que todas as empresas e edificações do Brasil contem com brigadas de incêndio, que se caracterizam por um grupo de pessoas treinadas no combate e prevenção a incêndios. Os chamados brigadistas, no caso os integrantes destas equipes, passam por treinamentos de combate a incêndio, que deve ser atualizado anualmente. A atuação dos integrantes da brigada de incêndio é vital nos cinco primeiros minutos de incêndio e antecipa a chegada dos bombeiros. Como são muito bem treinados, conseguem salvar edificações, preservando sua estrutura e pessoas.

De acordo com a NR 23 (Norma Regulamentadora) – Proteção Contra Incêndios, todas as empresas deverão possuir:a) Proteção contra incêndio;
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.